Cel. Fabriciano, 25 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

19 dez
Imagem: Internet

Orientações para o Batismo

Compartilhar

Orientações paroquiais para o Sacramento do Batismo

Que bom que você resolveu trazer seu (sua) filho (a) para receber o sagrado sacramento do Batismo. Este sacramento abre as portas das graças de Deus, na Igreja Católica, para que a criança batizada cresça na fé, no amor e na esperança cristãs.

 O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual) e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. “Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra”.

Mas quais são os passos para realizar o santo batismo em nossa paróquia?

Todas as informações que você necessita podem ser conseguidas na Secretaria Paroquial. Ela funciona de segunda-sexta das 8h-19h e aos sábados das 8h-12h. Mas para adiantar o processo colocamos abaixo alguns passos básicos para a realização do Batismo.

  1. Onde meu filho pode ser batizado?

Nossa paróquia tem celebrações do sacramento do Batismo sempre aos domingos, na Catedral e nas comunidades. Procure na secretaria a lista desses horários.

Obs.: Pedidos de dias e horários diferenciados dos já estabelecidos, somente com autorização do pároco.

  1. Quais documentos preciso providenciar?

Para a marcação do batismo você precisa trazer:

– Comprovante de endereço;

– Certidão de nascimento da criança;

– Comprovante de conclusão do Curso de Preparação para o Batismo (pais e padrinhos);

Obs.: Padrinhos de consagração e apresentação não precisam fazer o Curso de Batismo, mas se desejarem participar devem ser acolhidos.

– Se a família reside em outra paróquia, deve trazer a autorização da paróquia de origem para que seja realizado o batismo.

  1. Como é feito o Curso de Batismo?

O Curso de preparação para o Batismo é ministrado pelos agentes da Pastoral Batismal. Ele acontece nas comunidades da paróquia, em dias previamente combinados. Há também encontros que são feitos na casa do batizando. Informações mais precisas você consegue diretamente na Secretaria Paroquial ou como os agentes da Pastoral do Batismo nas comunidades. Hoje existe uma nova metodologia na aplicação do curso de Batismo, e ele acontece toda vez que uma nova criança for batizada.

  1. Quem pode ser padrinho de batismo?

A Igreja deve acolher todas as crianças ao batismo, independente da situação dos pais. Entretanto, a Igreja exige que os padrinhos da criança:

– Tenham mais de 16 anos de idade;

– Tenham vida eclesial participativa, ou seja, sejam católicos praticantes, sobretudo que sejam crismados e participem da Eucaristia, e não tenham nenhum impedimento canônico.

  1. Existe alguma taxa para batizar?

– Sim, a diocese de Itabira-Fabriciano recolhe uma taxa de 5% do valor do salário mínimo para a realização do batizado.

Obs.: Caso a coordenação da pastoral do batismo perceba que existe dificuldade econômica na família que pede o batizado, deve procurar o pároco para que seja analisada a situação específica.

  1. O que mais preciso para o dia do batismo?

Para o dia do batismo você precisará de uma vela, que pode ser adquirida na Secretaria Paroquial. Também sugere-se que a família adquira a lembrancinha (certificado) do batismo, para que seja guardado como documento e recordação do dia feliz do batizado.

Fonte: Secretaria Paroquial/Texto Padre Evaldo Souza, CSSR