Cel. Fabriciano, 26 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

09 nov
Imagem: A12.com

Redentoristas no Brasil – Missionários no meio do povo!

Compartilhar

Dia 09 de novembro recordamos a fundação da Congregação do Santíssimo Redentor por santo Afonso de Ligório. São 288 anos de história. Aqui no Brasil os redentoristas estão presentes desde 1893…

Em 1893, chegam ao Brasil os primeiros Missionários Redentoristas, vindos da Holanda. Vão para o Estado do Rio de Janeiro. Em um ano depois um novo grupo de Missionários deixa a Alemanha com destino a Trindade, Estado de Goiás e Aparecida, Estado de São Paulo. Depois, vindo dos Estados Unidos, em 1929, um grupo de Redentoristas surge nos Estados do Mato Grosso e Paraná.

Depois os Belgas,

Os Irlandeses,

Os Poloneses.

E as missões Redentoristas no Brasil ficam a todo vapor.

Hoje, são quase 600 Missionários Redentoristas, organizados em 5 Províncias e 4 Vice-províncias. Estão nas Regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. E elas estão em pleno processo de renovação e reestruturação internas.

Os Missionários Redentoristas chegaram às terras brasileiras no final do século 19, e assumiram os desafios da Evangelização propostos como grandes preocupações para a Igreja naquela época. Assumiram o Santuário de Trindade, o Santuário de Aparecida e começaram a pregar as Santas Missões. Foram logo se interessando pelo trabalho de evangelização, através da Imprensa, editando jornais e livros.

Nos anos 50, fundaram emissoras de rádio. Em 2000, criaram canais de televisão, e ainda tiveram belíssimas iniciativas na INTERNET. Ao assumirem os Santuários, foram identificando-se com a cultura dos brasileiros, indo ao encontro das manifestações religiosas e piedade popular.

Pregar as Santas Missões tornou-se um marco da presença Redentorista no Brasil por décadas. “Fazei conhecida a devoção ao Perpétuo Socorro…” esse grande chamado determinado pelo amado Papa Pio IX foi um presente para o Povo Brasileiro. Curitiba, Manaus, Goiânia, Teresina, Belém do Pará, Campo Grande, e tantos outros lugares, onde, semanalmente, uma multidão participa das Novenas Perpétuas em nossas igrejas.

Presentes no Brasil de Norte a Sul, os Redentoristas procuram atender aos anseios de evangelização da Igreja.

Os santuários como lugares privilegiados de evangelização…

As periferias dos grandes centros urbanos… onde residem os mais pobres e abandonados…

Os Meios de Comunicação Social: atingindo grandes multidões e regiões mais distantes

As Missões Populares como forma eficaz do primeiro anúncio do Evangelho…

Centro de Espiritualidade Redentorista, Bibliotecas…

Projetos de Assistência Social, presentes em todas as Unidades Redentoristas do Brasil.

Corajosos para evangelizar! A história dos redentoristas no Brasil revela compromisso com a missão e segue avante aquecendo o carisma e assumindo a redenção que nasce do encontro do homem com Deus.

Fonte: Pe. Evaldo César de Souza, CSSR

VEJA TAMBÉM