Cel. Fabriciano, 25 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

21 ago
Imagem: Província do Rio

Processo de Formação Redentorista

Compartilhar

A Comunidade Vocacional Santo Afonso (CVSA) é a primeira etapa formativa da Unidade Redentorista RJ-MG-ES. Após o discernimento vocacional, os jovens que ingressam na CVSA passam por momentos intensos de convivência, espiritualidade e autoconhecimento. Nesta fase, os seminaristas frequentam o ensino médio ou o curso preparatório para o vestibular, na cidade de Juiz de Fora (MG).

“A formação consiste na dimensão espiritual, humana e acadêmica. A casa tem como lema: ‘Crescer e florescer como gente na verdade, liberdade e responsabilidade’. Por isso, as atividades são baseadas nas três dimensões citadas. Há os momentos de oração diários, Celebrações Eucarísticas, reuniões de formação sobre a espiritualidade da Congregação e estudo sobre a vida dos Santos Redentoristas. Durante o ano, também são realizados dois retiros. Para aprofundar nas questões humanas, há reuniões de temas diversos, revisões de vida, terapias individuais e grupais, momentos de esporte”, afirmou o Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R., formador da CVSA.

Os estudos são muito importantes nessa fase e na vida do Missionário Redentorista, por isso, os jovens que estão no ensino médio cursam essa etapa em bons colégios de Juiz de Fora e os que já concluíram, fazem o cursinho, preparando-se para o vestibular de Filosofia. “As leituras de livros, jornais e periódicos também são muito incentivadas para que os jovens tenham uma consciência bem formada sobre o mundo”, conclui o formador.

Comunidade Vocacional Santo Afonso
Juiz de Fora (MG)
Tel: (32) 3218-2242
Instagram: www.instagram.com/cvsacssr
Facebook: www.facebook.com/cvsacssr

Na perspectiva do processo formativo da Unidade Redentorista RJ-MG-ES, a Comunidade Vocacional São Clemente (CVSC), localizada em Juiz de Fora (MG), foca os estudos filosóficos. Os formandos os fazem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ou no UniAcademia/JF. Isto vale tanto para quem vem da Comunidade Vocacional Santo Afonso quanto para quem ingressa diretamente nesta etapa formativa.

Seus eixos fundamentais são:
a) maturação humano-afetiva;
b) iniciação à Vida Espiritual e consolidação da Experiência Cristã;
c) consolidação da vocação à Vida Religiosa Missionária Redentorista;
d) conhecimento sólido e coerente acerca do ser humano, do mundo e de Deus.

Além destas, os formandos são iniciados na vida pastoral, aos finais de semana, colaborando com os confrades redentoristas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Vale da Floresta, periferia de Juiz de Fora (MG). Compreendem também o cotidiano desta comunidade os estudos particulares da língua espanhola, a intensa vida fraterna e orante (reuniões, estudos formativos, Celebrações Eucarísticas, retiros mensais e dois anuais), os acompanhamentos psicopedagógicos, a limpeza e o cuidado geral para com a casa, os momentos de lazer e convivência. Ultimamente, os formandos têm exercido mais intensamente as atividades de cozinhar, lavar e passar roupas. E sempre se colocam disponíveis para alguma outra colaboração cotidiana que se fizer necessária para o fortalecimento do vínculo vocacional e para o bem da missionariedade redentorista.

Incorporado ao ano conclusivo dos estudos filosóficos, o Pré-Noviciado possibilita aos formandos REVER, APROFUNDAR E PERCEBER o que assimilaram das etapas anteriores até então e integrar o que ainda se faz necessário. Esta etapa lhes oferece a oportunidade de resgatar a própria história e fazer uma síntese substantiva das experiências mais importantes já vividas; de fazer a experiência do TEMPO como qualidade de vida; de cultivar o ESPAÇO enquanto qualidade total do existir como Redentorista. Importa-lhes serem pessoas vocacionalmente realizadas enquanto Redentoristas, tendo os TEMPOS PRESENTE , LITÚRGICO e PESSOAL como possibilidade concreta a lhes permitir uma unidade relacional entre o pensar-sentir-crer-comprometer-se.

Tratando-se do cotidiano de vida dos pré-noviços, estes estão inseridos no ritmo da CVSC. O que é específico do Pré-Noviciado acontece sob a adaptação cotidiana da riqueza programática herdada do Ano SPES: leituras mensais sugeridas e partilhadas, reuniões semanais, retiros, convivência etc. “Quem sou eu quando?” é a pergunta que norteia esta etapa, sem perder a comunhão da vida cotidiana com os três “sós”: Solidão, Solidez e Solidariedade.

Informou o formador da CVSC e Pré-Noviciado, Pe. José Maurício de Araújo, C.Ss.R.

Comunidade Vocacional São Clemente e Pré-Noviciado
Juiz de Fora (MG)
Tel.: (32) 3031-2217
Facebook: www.facebook.com/cvsaoclemente

No Noviciado, espera-se que o formando possa se declarar (e ser confirmado pelo Mestre de Noviços) em processo de trabalho integrador de si mesmo, recapitulando em Cristo sua história de vida e abrindo-se para a obra da evangelização nos moldes das Constituições e Estatutos da Congregação Redentorista e nas linhas orientadoras específicas da Província. (Ratio Formationis)

Essa etapa formativa é interprovincial. Os noviços da Província do Rio realizam a formação no Seminário Santa Teresinha, em Tietê (SP), e na Casa de Noviciado Conferencial Sagrado Coração de Jesus, em Bella Vista, na Argentina.

“O Noviciado Redentorista é o tempo propício para consolidar a caminhada formativa. Somos convidados a aprofundar o conhecimento na Congregação, na Espiritualidade Redentorista e na Igreja. A vida fraterna nos orienta na vivência cotidiana e a vida de oração nos fortalece no discernimento vocacional. Momento oportuno de cultivarmos os valores do Evangelho, vividos por Santo Afonso, no seguimento do Santíssimo Redentor. Sou feliz nessa caminhada e almejo ser Irmão Missionário Redentorista!”, afirmou o noviço Carlos Renato, que participa do Noviciado em Tietê.

A opinião é partilhada pelos jovens Fábio Silva e Jefferson Lucas, que participam do Noviciado na Argentina: “A experiência de Noviciado tem proporcionado a nós, noviços, um maior aprofundamento na relação Fé e Vida, através do fortalecimento dos vínculos e do chamado vocacional. Uma oportunidade para mergulhar no carisma Redentorista, reafirmando nossa identidade no seguimento a Cristo Redentor, através de partilhas e formações, mas sobretudo, no silêncio e no contato com a Palavra, rezando a vida e a vocação. Com isso, sentimo-nos convidados a continuar o processo gerador de vida: integrando coração e espírito. Um verdadeiro Kairós. Tempo de graça!”.

O Ir. Pedro Magalhães, C.Ss.R., Missionário Redentorista da Província do Rio que atua como Sócio no Noviciado em Bella Vista, tem auxiliado os noviços principalmente em tempos de pandemia, onde muitas assessorias precisaram ser canceladas e coube aos formadores intensificarem os estudos. “Sinto-me muito feliz por contribuir com a Congregação nesta dimensão tão bonita e desafiante que é a formação de novos Missionários Redentoristas. Sigo confiante e esperançoso de que tudo vai melhorar e, em breve, poderemos continuar nossas atividades que tanto dão sentido à nossa existência, enquanto Irmãos que levam a Copiosa Redenção ao Povo de Deus”, disse o Irmão.

Noviciado Interprovincial

| Tietê – SP, Brasil |
Tel: (15) 3285-4050
Instagram: www.instagram.com/seminarioteresinha.cssr
Facebook: www.facebook.com/seminariotiete

| Bella Vista, Argentina |
Tel.: +[54] (11) 4666-0201
Instagram: www.instagram.com/noviciado.cssr
Facebook: www.facebook.com/noviciadocssr

A Comunidade Vocacional Dom Muniz (CVDM) é a comunidade redentorista dos estudantes de Teologia que já professaram os votos temporários (pobreza, castidade e obediência) e se preparam para a consagração definitiva, com os votos perpétuos em vista do exercício do ministério presbiteral ou da vocação leiga consagrada, como junioristas redentoristas.

Nesta etapa, “os junioristas elaboram melhor a superação das inconsistências que persistem, ampliam o desenvolvimento dos talentos, dão consistência a uma personalidade saudável como componente indispensável para uma vida de consagrados que perseveram.” (Ratio Formationis).

“Os objetivos da formação na CVDM estão voltados à vida comunitária, apostólica, acadêmica e espiritual. Nessa fase, esperamos que os formandos experimentem o que é ser Redentorista e se preparem para a consagração definitiva desse carisma”, disse o reitor e formador da CVDM, Pe. Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R.

Com o processo de reestruturação da Congregação Redentorista e a união das Províncias RJ-SP-BA, o processo de formação foi repensado e, a partir de 2021, a Comunidade Vocacional passará por uma transição. A Teologia será feita em São Paulo e a CVDM acolherá os estudantes de Filosofia da nova Unidade. “A Comunidade está sendo preparada para isso. Estamos mudando a estrutura da casa e estudando uma nova pedagogia para a CVDM, que deverá ser uma Comunidade mais dinâmica!”, informou Pe. Carrara.

O nome da comunidade é uma homenagem ao primeiro bispo redentorista brasileiro, bispo de Barra (BA), Dom João Batista Muniz, grande sanitarista que foi condecorado pelo governo por sua luta contra a malária.

Comunidade Vocacional Dom Muniz
Belo Horizonte (MG)
Tel.: (31) 3494-4519

Seja você também um Missionário Redentorista!
Entre em contato com a Pastoral Vocacional!
WhatsApp Vocacional: (31) 99979-3523
Facebook: www.facebook.com/PastoralVocacionalRedentorista
Instagram: instagram.com/vocacionalredentorista
Site: www.vocacionalredentorista.com.br

Fonte: Província do Rio

VEJA TAMBÉM