Cel. Fabriciano, 28 de março de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

22 maio
Imagem: A12.com

Pentecostes

Compartilhar

Festa do Espírito Santo

Força espiritual do testemunho cristão

A celebração de Pentecostes é realizada pela Igreja Católica como sendo a plena finalização da festa da Páscoa, quando Cristo ressuscitado enviou aos apóstolos que estavam reunidos com Maria no cenáculo, uma força do alto por meio do Espírito Santo.

Jesus não estava mais com eles, os apóstolos, mas estava neles, pelo Espírito Santo, o espírito do amor. E assim, a partir deste momento, ao invocarmos o Espirito Santo, a nossa alma se enche de paz e cremos em sua presença entre nós.

Acreditar na ação do Espírito Santo em nossas vidas significa glorifica-Lo em nós mesmos e no outro. É uma solenidade sagrada, que deve ser comemorada com fé porque manifesta a ação do Espírito Santo na comunidade dos apóstolos, que passa a representar a Igreja . A partir de então, o Espírito Santo é a inspiração que conduzirá a Igreja como se fosse um fogo que aquece e ilumina e que é luz e vida para todos.

Assim as Escrituras dizem: “Enviai o Vosso espírito Senhor, e da terra toda a face renovará”.

Na alegria desta festa pentecostal, em que o Espírito Santo se manifesta em forma de fogo aos apóstolos, deixemos o nosso coração aberto e aquecido para que a sua vinda permaneça no meio de nós, fazendo do Evangelho um farol que ilumina para nos guiar de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.

Que as maravilhas de Pentecostes se realizem em nós e que saibamos ter a gratidão e a partilha deste amor em toda a Igreja, transformando-a através de nós em anunciadora do Reino.

Por isso Pentecostes é a consagração da Igreja, mas não de uma igreja fechada, mas de uma igreja aberta para anunciar os ensinamentos de Jesus ressuscitado e do diálogo entre as diversas culturas e realidades, expressando uma comunicação universal e sem limites com outras nações para que que não haja discriminações e nem exclusão social.

Neste contexto, celebrar Pentecostes é entender e experimentar que ser cristão é acreditar nesta humanidade que Deus ama e que busca fazer dela um espaço para o crescimento espiritual.

Portanto, tudo que foi criado por Deus deve ser manifestado pela ação do Espírito Santo para que a vida de cada um de nós aconteça em graça e plenitude.

A festa de Pentecostes com todo este sentido bonito e sagrado de vida concreta em Jesus Cristo, encerra o “tempo pascal” convidando à todos os cristãos a viverem a unidade. É a presença iluminada do Espírito Santo no mundo.

Portanto, a festa de Pentecostes é o dom do Espirito Santo enviado por Deus à Igreja, realizando assim a promessa de Jesus a seus apóstolos: “Recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre Vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. “ (At 1,8)

Celebrar Pentecostes com a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos nos chama a refletir sobre a sua importância de ser uma “força espiritual” para que a Igreja seja testemunha daquele que está no meio de nós, Jesus Ressuscitado.

Façamos da nossa paróquia, da nossa família, do nosso trabalho enfim , da nossa vida, um verdadeiro “cenáculo” onde o amor, a justiça, a misericórdia, a bondade e a fraternidade estejam presentes pela ação do “Espírito Santo” que nos anima, nos estimula e é capaz de transformar os nossos corações para sermos os seguidores do Cristo ressuscitado. .

Que MARIA, cheia de “graça” e autêntica discípula de Jesus, seja a nossa inspiração, para que possamos pela ação do Espirito Santo sermos verdadeiros seguidores de Jesus ressuscitado que está no meio de nós.

Fonte: Maria Helena Franco/Pascom

VEJA TAMBÉM