Cel. Fabriciano, 28 de março de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

12 maio
Imagem: Alvismar Gonçalves (Studio Del Rey)

Paróquia Nossa Senhora de Fátima é instalada em Coronel Fabriciano (MG)

Compartilhar

No último domingo, 9 de maio, foi um dia muito especial para nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, pois foi realizada a Instalação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Coronel Fabriciano (MG) e a Posse do seu primeiro pároco, Pe. Anderson Ferreira Teixeira.

A celebração que foi realizada na Matriz Paroquial, foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, concelebrada por padres do clero diocesano e redentorista, a celebração contou também com a presença de diáconos permanentes, familiares e amigos do Pe. Anderson, bem como autoridades civis e representantes das 7 comunidades que compõem a nova paróquia.

Ao iniciar a celebração, Dom Marco Aurélio observou que haja visto os vários motivos para nos alegrar nesta celebração, um deles é o Dia das Mães, e para tanto, o bispo pediu licença às mães para se dirigir a elas no final. Segundo, o Bispo, o outro motivo de reflexão é o papel dos missionários redentoristas em toda a região metropolitana do Vale do Aço, pois, afinal, todas as paróquias tem sua origem na Paróquia São Sebastião, e sendo assim: “esta Missa também é de ação de graças pela Paróquia São Sebastião e pela ação missionária e pastoral dos redentoristas”, afirmou Dom Marco Aurélio.

Dirigindo-se ao Pe. Anderson, o Bispo simbolicamente entregou-lhe uma chave e lhe proferiu algumas palavras sobre a nova missão de pároco. Em seguida, Pe. Pascifal José do Nascimento (Vigário Episcopal da Região Pastoral 3), leu o Decreto de Ereção da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. No documento, o Bispo Diocesano esclareceu que diante o acentuado crescimento demográfico e os desafios pastorais da Paróquia São Sebastião, e após longo tempo de oração e reflexão, visando o maior e melhor atendimento pastoral do povo desta localidade, foi erigida a Paróquia Nossa Senhora de Fátima no bairro Caladinho do Meio, em Coronel Fabriciano.

Pe. Pascifal leu ainda a Ata de Provisão de nomeação do Pe. Anderson Ferreira Teixeira para o ofício de Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, este em seguida fez sua profissão de fé segundo a fórmula da Sé Apostólica, e manifestou seu compromisso com a Igreja, particularmente na Paróquia assumida por ele.

Na Liturgia da Palavra, o Bispo diocesano entregou o Livro dos Evangelhos ao Pe. Anderson, como sinal de sua missão de ser mensageiro do Evangelho de Cristo, e o novo pároco, já de posse do Livro, proclamou o Evangelho da Missa.

Após saudar os fiéis presentes, aqueles que acompanhavam a transmissão ao vivo, através das redes sociais, e o Pe. Anderson, Dom Marco Aurélio salientou que esta Palavra de Deus é inspiradora para o início de uma nova comunidade paroquial. Vemos que Jesus no Evangelho fez seu discurso de despedida para os discípulos mais próximos, onde “Ele preparou a sua comunidade, para viver neste mundo, depois de sua morte e sua ausência física, com a presença gloriosa do Espírito Santo”.

Segundo Dom Marco Aurélio, “estas palavras de Jesus são um testamento espiritual”. Nelas, o Mestre ensina como Sua família deverá viver e testemunhar a fé, e prosseguir esta missão e Jesus apresenta como fundamento desta comunidade, o mandamento do amor: “Somente pela vivência do mandamento do amor, nós permanecemos. Nós somos galhos que não secam porque permanecemos unidos à verdadeira videira e recebemos sua seiva de vida que é o amor de Deus, é a Sua graça (…) Sendo assim essa nova paróquia com suas novas comunidades nasce marcada pelo mandamento novo do amor”.

Dom Marco Aurélio falou-nos ainda que esta relação é a nossa vocação e nossa missão, e convidou a todos a assumi-la como projeto de vida. Para tanto, observou que uma paróquia não nasce por decreto, e que apesar que o elemento canônico seja necessário, não é ele que cria uma paróquia. Então, o Bispo recordou como foi o processo de pensar uma nova paróquia, bem como sua organização. Sendo assim, a Paróquia não nasceu no decreto, ele somente a oficializou.

Citando o Papa Francisco, na Encíclica Fratelli Tutti (Somos todos Irmãos), Dom Marco Aurélio disse que só seremos capazes de viver o amor de Cristo se vivermos a fraternidade concretamente pois “não há maior amor do que aquele que doa a vida pelos seus amigos”.

De modo especial à nova Paróquia, Dom Marco Aurélio destacou que neste início de caminhada, é muito importante que reflitam sobre esse relacionamento de pastor e rebanho, de irmãos e irmãs e é muito importante que o pároco seja acolhido como “filho, irmão e pai”, como um membro da família desta Paróquia.

Finalizada a homilia, realizou-se o momento da Renovação das Promessas Sacerdotais, ocasião onde o novo pároco foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo na Paróquia. Em seguida, recebeu de Dom Marco Aurélio a sede da presidência, que o apresentou à sua nova comunidade, que com muito entusiasmo o acolheu com uma expressiva salva de palmas.

Ao final da celebração, o novo pároco recebeu uma mensagem afetuosa em nome das comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Na oportunidade, foi conferido Moção de Aplausos a Dom Marco Aurélio Gubiotti pelo trabalho prestado à comunidade católica da cidade de Coronel Fabriciano e também aos padres Pe. José Carlos Zambom, Pe. William Pires, Pe. Thiago Rodrigues e ao novo pároco Pe. Anderson Ferreira Teixeira.

Por sua vez, Pe. Anderson manifestou sua gratidão ao Bispo pela confiança em seu ministério, também aqueles que se fizeram presentes em sua caminhada. Dirigiu-se com muito amor à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no desejo que Deus ilumine a todos. Pe. Pascifal leu a Ata de Posse, que foi assinada por ele, pelo bispo Dom Marco Aurélio e pelo novo pároco Pe. Anderson. E então, rezou-se com muita confiança por todas as mamães.

Fotos da Celebração:

 

Fonte: Agência Parábola