Cel. Fabriciano, 26 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

14 set
Imagem: Internet

O que significa a Festa da Exaltação da Santa Cruz?

Compartilhar

Você já se abençoou com o sinal da Cruz no dia de hoje? Para nós católicos, persignar-se com o sinal da cruz é um costume antigo. Sinaliza a nossa pertença a Deus, que estamos permeados por seu amor e protegidos contra todas as influências negativas. É um gesto de oração!

No mês de setembro temos um dia especial para meditar sobre a Cruz: distintivo, símbolo de nossa fé e sinal de nossa redenção em Jesus Cristo. Dia 14 celebramos a Festa da Exaltação da Santa Cruz.

Origem

A festa em honra da Santa Cruz está ligada à edificação das Basílicas em Jerusalém. Foi celebrada pela primeira vez no ano 335. As Basílicas foram construídas sobre o calvário (Gólgota) e sobre o túmulo de Jesus, lugar de sua ressurreição.

Segundo a tradição, Santa Helena, mãe de Constantino, foi para a Terra Santa e encontrou uma preciosa relíquia: o madeiro que Jesus fora crucificado. Com o tempo, a celebração ganhou um significado maior, a festa exulta a glorificação Daquele que venceu a cruz: Jesus Cristo.

Como Celebramos

No prefácio eucarístico desta Santa Missa se reza: “pusestes no lenho da cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencer na árvore do Paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido.” Os Padres dos primeiros séculos da Igreja viam a cruz de maneira muito positiva.

A cruz não mero símbolo de dor, sofrimento e morte, mas um símbolo da cura, da vitória, do amor e da vida. Assim cantamos numa antífona da Sexta-feira Santa: “Pois pelo madeiro da Cruz veio a alegria ao mundo inteiro”.

Amor Redentor

Cristo se fez obediente ao Pai e, adormecido na cruz, derramou sangue e água do seu coração Redentor. Jorrou o admirável sacramento de toda a Igreja, jorrou a salvação universal.

Contemplar o tremendo amor de um Deus que entrega o seu próprio filho na cruz para curar e redimir a humanidade nos ajuda a pensar e assumirmos a nossa cruz a cada dia. Pela cruz, Deus santifica o ser humano inteiramente. A cruz é caminho de santificação, assumi-la na vida é tarefa de todo cristão. Refletir sobre a cruz nos fortalece para possamos lidar de modo mais consciente com as muitas cruzes que encontramos no cotidiano.

A cruz é sinal do amor de Deus que penetra e abençoa todos os âmbitos deste mundo. É sinal de esperança, porque não há sofrimento ou dor que, pelo Redentor, não possa ser superado.

Fonte: A12

VEJA TAMBÉM