Cel. Fabriciano, 19 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

12 maio
Imagem: tribunadeituverava.com.br

Nossa Senhora de Fátima

Compartilhar

Nossa Mãe! Nossa Rainha! Nossa amiga e protetora!

Quem não se lembra das belas “coroações “ nas noites festivas e frias de maio, em que se cantava com louvores o hino de Nossa Senhora de Fátima ? As crianças vestiam de anjos, levavam flores e coroavam a Nossa Senhora entrando com ardor – momento solene e de orgulho para os familiares :

À 13 de Maio na cova da Iria

No céu aparece a Virgem Maria

Ave, ave, ave Maria

Ave, ave, ave Maria

À três pastorinhos cercados de luz

Visita Maria, mãe de Jesus

Ave, ave, ave Maria

Ave, ave, ave Maria…

Mas quem foi Nossa Senhora de Fátima, adorada e venerada em todo o mundo e, em especial, na cidade de Fátima, em Portugal?

É uma história muito bonita, emocionante e até mesmo lúdica. Todo o conteúdo fala das aparições de Nossa Senhora em uma pequena aldeia próxima da cidade de Fátima em Portugal, no ano de 1917, cujo local “Cova da Iria”, era o preferido de três crianças, filhas de pais pobres e que ali estavam a pastorear.

Eram os três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, que divinamente foram escolhidos por Deus para que eles pudessem revelar ao mundo as aparições e as mensagens de Nossa Senhora.

A primeira de muitas outras aparições, diz respeito à fala de Nossa Senhora sobre o terrível destino do inferno, em seguida, à devoção do Imaculado Coração de Maria, depois sobre a Segunda Guerra Mundial que correria mais tarde, e também o prenúncio do ateísmo da Rússia aderindo ao totalitarismo comunista.

Neste momento, o mundo estava envolvido no contexto da Primeira Guerra Mundial e não se podia imaginar sobre estas revelações. Mas os três pastorinhos, embora crianças inocentes e analfabetos, foram os reveladores das aparições e mensagens de Nossa Senhora. Mas como? vendo, ouvindo e memorizando tudo que ELA lhes dizia.

Ao longo dos tempos, tudo foi propagado através de Lúcia que sobreviveu por muitos anos, recebendo inclusive a ordem do Bispo de Leiria para escrever sobre as acontecidas aparições, pedidos e segredos.

Na História de Nossa Senhora de Fátima, o mundo passava por uma grande crise política e econômica, cuja humanidade sofria muito com as consequências da guerra. E por esta razão, o convite de Nossa Senhora era dirigido aos pastorinhos , era um conselho para que a humanidade buscasse a paz e a esperança.

Sendo assim, a aparição de Nossa Senhora foi sem dúvida, uma mensagem divina vinda do céu para que a humanidade repensasse sobre a situação cruel em que vivia o mundo.

Em uma das aparições, Nossa Senhora se encontrava com o rosário em suas mãos e pedia com insistência para os três pastorinhos rezarem a oração da Ave Maria, como sendo um aviso para dizer ao mundo da necessidade de rezar o terço. No entendimento desta oração,

cada Ave Maria representa no entanto, uma rosa que a pessoa oferece a ELA. Por esta razão, o nome de ROSÁRIO foi dado à Nossa Senhora de Fatima e também ao terço.

À pedido então de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, devemos viver uma vida de oração e devoção rezando o terço.

O dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é celebrado em 13 de maio no Brasil. Nesta data, a Igreja recorda a primeira das muitas aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, na cidade de Fátima em Portugal no ano de 1917.

A partir das aparições, a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Fátima se expandiu para o mundo e, hoje em seu enorme Santuário, onde tive a graça de conhecer e rezar, turistas do mundo inteiro o visitam com muita devoção. Próximo à ele, num simples beco, como se fosse uma rua, tive a oportunidade de estar na casa onde Lúcia quando criança morava. Hoje é um pequeno museu com mobiliário e utensílios originais, uma verdadeira relíquia. De frente, situa-se à casa de Jacinta e Francisco, primos de Lúcia. Uma santificada lembrança. Ali, naquela rua de pedras fiquei a pensar no quanto os três pastorinhos se sentiram felizes pela serenidade de Nossa Senhora em suas aparições, aquela mulher bonita como um ”raio de sol“ assim eles disseram em 1917. E, eu ali em 2018, portanto numa distancia de aproximadamente 100 anos das aparições de Maria, me sentia inspirada, emocionada e agradecida naquele sagrado local.

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, doce coração de MARIA !

MÃE da Humanidade!

MÃE de todos nós!

MÃE da fé, da paz e do amor!

Com ELA e seu exemplo nos aproximamos de Jesus.

É isto que MARIA deseja e espera de cada um de nós.

MARIA é a estrela que mais brilha no céu!

Com não admirar e seguir MARIA?

O que podemos aprender com os três pastorinhos e as aparições de Nossa Senhora para a vida diária de cada um de nós em pleno século XXl?

Deus se manifesta através de nós mesmos, em atitudes e simples situações. Basta ter a sensibilidade de ouvir e sentir os sinais. Assim, como Deus usou os três pastorinhos para Nossa Senhora comunicar ao mundo o que precisava ser feito, assim também Deus utiliza de pessoas e acontecimentos para nos dizer algo do que necessitamos. Então, pode-se dizer que, a oração, a caridade, a humildade e misericórdia podem sim ser sinais de Deus na vida uns dos outros.

O mundo está vivendo atualmente uma drástica pandemia exterminando pessoas, e a Ciência incapaz de salvar vidas. Não poderia ser essa situação um sinal de Deus para que a humanidade fosse menos individualista e se tornasse mais fraterna?

Pensemos nisto.

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, ROGAI POR NÓS !

Fonte: Maria Helena Franco/Pascom

VEJA TAMBÉM