Cel. Fabriciano, 28 de março de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

25 jan
Imagem: vejadecima.com

Igreja São José, cuidada pelos redentoristas em BH, celebra seus 120 anos

Compartilhar

A Paróquia São José foi criada em 27 de janeiro de 1900, por Dom Silvério Gomes Pimenta, e entregue aos Missionários Redentoristas para o seu cuidado pastoral.

A pedra fundamental da igreja foi lançada em 20 de abril de 1902, começando a ser utilizada como matriz em 19 de março de 1904. Em 1910, foi construída a escadaria principal e, entre 1911 e 1912, realizou-se a pintura do seu interior.

Há mais de cem anos, é lugar privilegiado de religiosidade, cultura, manifestações e encontros na cidade de Belo Horizonte.

Arquitetura

O projeto arquitetônico do templo foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho e as obras foram dirigidas pelo irmão redentorista holandês Gregório Mulders. A Igreja de São José adotou o plano basilical -difundido com o ecletismo- com três naves, absides poligonais, na cabeceira e no transepto, e projeção frontal do corpo da torre central. O interior do templo possui iluminação moderada, proveniente da sequência de vitrais coloridos, cuja composição apresenta ornatos geométricos nas guarnições e estrelas, ou flores, no coroamento.

Pinturas internas

A ornamentação pictórica da igreja foi executada pelo pintor alemão Guilherme Schumacher, entre 1911 e 1912, com a utilização do método de moldes. Em oito quadros, junto ao forro da nave central, é retratada a vida de São José, desde o seu compromisso com Maria, até a sua morte, passando pelo nascimento de Jesus Cristo, a apresentação no templo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo e a sua profissão de carpinteiro. No presbitério, encontramos a representação da Santíssima Trindade no eixo principal, ladeada de figuras de reis, rainhas, bispos, homens e mulheres, além de uma corte de anjos.

Nas laterais, pinturas que representam as doze constelações (ou signos do zodíaco), lembrando o decurso do tempo e a imutabilidade divina. Todo o universo está a serviço de Deus, o Criador.

Missionários Redentoristas

Presentes desde as origens da Paróquia São José, chegaram no Brasil no ano de 1893. Congregação missionária fundada em 1732, na Itália, por Santo Afonso Maria de Ligório. Tem como missão anunciar a Copiosa Redenção aos homens e mulheres de todos os lugares, testemunhando a bondade de Deus que, em Cristo, nos liberta e salva. Destacam-se pela pastoral das santas missões, o atendimento de confissões e a dedicação aos estudos da teologia moral.

veja programação completa aqui

 

Fonte: http://igrejasaojose.org.br/a-paroquia/