Cel. Fabriciano, 25 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

20 jan
Imagem:

Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB apoia construção de padaria no Quilombo da Onça, em Januária (MG)

Compartilhar

Um dos projetos que também recebeu apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Campanha da Fraternidade (CF) em 2019 foi o de construção de uma padaria na comunidade Quilombola da Onça, localizada no município de Januária, no norte de Minas Gerais.

A padaria está sendo construída na região semiárida, conhecida como “polígono da seca”, em função do baixo indicador pluviométrico de 600 milímetros/ano e é caracterizada por chuvas escassas, irregulares e esparsas. O projeto vai beneficiar diretamente 58 mulheres, 30 jovens e as 42 famílias do Quilombo da Onça.

Eva Aparecida Mota Santos, uma das lideranças da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Onça Quilombola

Segundo Eva Aparecida Mota Santos, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Onça Quilombola e Adjacências, em 2013 surgiu uma proposta de entregar quitutes (petas e bolo de mandioca) para a merenda escolar das escolas da região. Contudo, para fazer as entregas, a associação precisava ter um local adequado que atendesse às exigências sanitárias.

“Foi a partir daí que vimos a possibilidade de um projeto para construir a padaria, pois em nossa região ainda não tinha e a procura por doces, compotas e bolo de frutos do cerrado era grande”, disse. Ela conta que foi por meio da Cáritas diocesana de Januária que ficaram conhecendo o Fundo Nacional de Solidariedade. “Com o apoio do FNS à nossa comunidade, ganhamos a possibilidade de gerar renda para mulheres e jovens”, disse.

Segundo Jerre Ribeiro Sales, agente voluntário que ajudou a desenhar a proposta, o projeto se destina a promover o desenvolvimento sustentável, através de sistemas de produção e gestão comunitária, desenvolvendo ações de segurança alimentar e economia popular solidária, com a implantação de uma Padaria Sertaneja.

O prédio, que está sendo construído com recursos do FNS, está na fase do acabamento, restando os retoques finais. Em abril, informa Eva, a padaria vai começar a operar. “Precisamos ainda montar o plano de trabalho e cumprir com algumas exigências estabelecidas”, disse.

A padaria funcionará de forma comunitária e será coordenada pelo grupo de mulheres da comunidade, como forma de geração coletiva de renda. Elas vão produzir biscoitos, bolos, pães e roscas, entre outros quitutes. O acompanhamento do projeto é feito por meio da Cáritas da diocese de Januária e de outras entidades parceiras.

Fases da construção do prédio da padaria:

Fonte: CNBB

Fonte: