Cel. Fabriciano, 28 de maio de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

13 fev
Imagem: Pascom

Frater Robson fará sua profissão perpétua em Juiz de Fora

Compartilhar

Às vésperas de emitir os votos perpétuos, consagrando-se a Deus definitivamente, o Fr. Robson Araújo dos Santos, C.Ss.R. afirma estar consciente desta escolha e não tem dúvidas: “Sinto-me realizado em saber que é Ele, o criador da vida, a quem estou consagrando toda minha existência”.

No próximo domingo (16/02), às 10h, durante Celebração Eucarística na Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), o fráter confirmará os votos de castidade, pobreza e obediência, feitos na profissão temporária, e emitirá um quarto voto, que é o da “perseverança”, um juramento de fidelidade à Deus para a vida eterna.

Confira a seguir uma entrevista exclusiva com o Missionário Redentorista!

Província do Rio – Qual é a sua expectativa para a realização da Profissão Perpétua?
Fr. Robson – Tenho a expectativa de realmente viver o carisma Redentorista por toda a minha vida. Eu acredito e aposto na espiritualidade de Santo Afonso. Tenho muito a crescer com as experiências dentro das comunidades. A confiança e a intimidade com o Santíssimo Redentor é que nos garantem as forças e a sabedoria de que precisamos para a missão. Como religioso e Missionário Redentorista, sinto-me chamado a viver a radicalidade do batismo no meio do Povo de Deus, e isto significa confiar no Deus que nos salva e que ama a todos nós, com um amor que nos redime. Estou feliz em poder participar e testemunhar o projeto salvífico de Deus nesta terra de santa cruz.

Província do Rio – Quais são os sentimentos que se expressam em você, às vésperas da renovação definitiva de sua consagração a Deus?
Fr. Robson – Sentimento de gratidão a Deus por este chamado existencial, e à Província do Rio por acreditar neste chamado. Estou consciente da escolha que faço; escolho responder ao amor de Deus como missão. Sinto-me realizado em saber que é Ele, o criador da vida, a quem estou consagrando toda minha existência.

Província do Rio – Além de confirmar os votos de castidade, pobreza e obediência, feitos na profissão temporária, você emitirá o quarto voto que é o da “perseverança”. Qual o significado desse voto na vocação religiosa?
Fr. Robson – Podemos dizer que o juramento da perseverança complementa a opção que fazemos por Deus na Congregação, e esta opção tem que ser levada muito a sério, até a vida eterna. No juramento de perseverança, temos a convicção que a confiança maior não está no consagrado, mas em Deus que capacita e que sustenta a caminhada, pois Deus é o sentido da profissão do religioso. Nos dias atuais, em que os valores são relativos, tudo é passageiro, descartável, em que os discursos culturais afirmam que “nada é para sempre”, o juramento de perseverança significa que o religioso é um sinal de que Deus permanece presente, não abandona seu povo, Deus permanece fiel à sua aliança.

Província do Rio – Após a Profissão Perpétua, quais são as novas etapas que você passará na caminhada vocacional Redentorista?
Fr. Robson – Ainda viverei, nos meses seguintes deste ano, a Ordenação Diaconal e a Ordenação Presbiteral. A Ordenação Diaconal está marcada para o dia 15 de março (dia de São Clemente), às 8h30, na Co-Catedral de Coronel Fabriciano (MG), onde serei ordenado por Dom Vicente Ferreira (bispo auxiliar de Belo Horizonte). Já a Ordenação Presbiteral será no dia de Santo Afonso, 1º de agosto, na Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG), onde serei ordenado por Dom Darci, arcebispo de Diamantina.

Província do Rio – Você assumiu recentemente a Pastoral Vocacional da Província do Rio. Como se sente ao tomar frente desse novo desafio?
Fr. Robson – Sinto-me com uma grande responsabilidade que deve ser levada a sério, pois a Província conta com meu trabalho e dedicação. Estou com boas expectativas para esta nova missão. Vejo um novo horizonte que revela boas esperanças, mas para isto, precisa de cultivo humano e espiritual, da mesma maneira que o agricultor para colher bons frutos necessita cuidar da terra, lançar a semente, regar, assim também o Promotor Vocacional precisa estar atento a todo o processo do cultivo e do cuidado com a promoção vocacional. Nossas constituições nos afirmam que seja todo confrade um promotor de vocações!

Província do Rio – Como pretende contribuir com a promoção vocacional dentro da Província?
Fr. Robson – Pretendo contribuir vivenciando de forma profunda a espiritualidade redentorista. Desejo que meu jeito jovem possa ajudar outros jovens a fazer um caminho de descoberta de si e daquilo a que está realmente sendo chamado a realizar como pessoa de fé. Quero estar bem atualizado e disponível no que tange ao tempo gasto com a promoção vocacional. Tudo aquilo que foi investido comigo quero agora utilizar como meios para um bom trabalho. Sem dúvidas, a contribuição não será só minha, mas de todos os confrades que também são corresponsáveis na missão da promoção vocacional. Quero desenvolver um trabalho com os nossos amigos leigos e a juventude para que este trabalho seja mais criativo e participativo na nossa Família Redentorista.

Província do Rio – Qual é a missão de um animador vocacional?
Fr. Robson – A missão de um animador vocacional é algo muito belo e que requer muito cuidado e atenção. É missão do promotor ser um animador que facilita aos jovens vocacionados realizar um caminho de crescimento e discernimento na sua fé cristã eclesial. O próprio nome “animador” já expressa a sua função: é aquele responsável por animar as vocações, e também de apresentar e introduzir os jovens no carisma da Congregação. Ele tem o papel de acompanhar os jovens que se sentem chamados a fazer uma experiência vocacional redentorista, e isto implica tempo e dedicação, por exemplo: enviar e responder cartas e e-mails, promover encontros vocacionais, retiros, criar material vocacional, visitar os lares do vocacionados, ou seja, este contato e diálogo com os vocacionados é fundamental. É necessário criar um cultura vocacional em que estimule as nossas comunidades a rezarem e cuidarem também das vocações.

Província do Rio – Deixe sua mensagem aos nossos internautas, que fazem parte da grande Família Redentorista, que estão rezando pela sua vocação e/ou que desejam também ser um Redentorista!
Fr. Robson – Amigos internautas, Família Redentorista, todos nós somos vocacionados de Deus, somos amados e chamados por Ele a nos realizarmos enquanto pessoas solidárias, propagadoras do amor de Deus por todos. Toda resposta ao projeto de Deus precisa ser generosa e sem medo porque é o Espírito que nos sustenta nesta missão e que se fortifica em nós quando rezamos uns pelos outros. Quero aproveitar e pedir que rezemos sempre por aqueles com os quais convivemos, que possamos sempre mais fortalecer o laço e a amizade redentoristas. Orem ao Santíssimo Redentor para que envie santas vocações redentoristas para a Igreja; rezem por mim também que estarei realizando neste mesmo ano a Ordenação Diaconal e Presbiteral. Que as preces ao Senhor me ajudem a viver este processo formativo como verdadeiramente um tempo da Graça de Deus em minha vida e na Congregação Redentorista. Estamos todos sintonizados na mesma fé que nos une e nos faz irmãos e irmãs.

Frater Robson passa a residir em Belo Horizonte, onde ira cuidar da Pastoral Vocacional. Agradecemos desde já sua passagem pela comunidade de Coronel Fabriciano.

 

Fonte: Província do Rio