O Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação nasceu em 2008, com o desejo de reunir e formar os agentes da pastoral, que estava se consolidando no Brasil.
Embora já existissem iniciativas de comunicação e trabalhos profissionais, uma comunicação pastoral estava sendo construída no país. Assim, havia uma necessidade de promover um encontro voltado para os agentes
Neste ano, será realizada a VII edição, com o apoio da arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, representada por seu reitor Dom Joaquim Mol, presidente da comissão para comunicação da CNBB.
De 17 a 19 de julho de 2020, no Campus Coração Eucarístico, da PUC-Minas, os agentes da PASCOM de todo o Brasil discutirão temas de atualidades, propostas de trabalho e formações, sem perder de vista a dimensão pastoral.
O objetivo deste encontro, que acontece a cada dois anos, é tratar de temas de relevância no campo da comunicação e apresentar estratégias para que eles sejam aplicados na prática pastoral.
‘’Toda a organização do evento, a escolha dos temas e as decisões são voltadas para os quatro eixos que sustentam nossas ações pastorais: espiritualidade, formação, articulação e produção. Com isso, buscamos reforçar a identidade de nossa pastoral’’, explicou Marcus Túlio, coordenador nacional da PASCOM.
O tema central da edição de 2020 é ‘’comunicação e juventudes na igreja em saída’’ e contará com um diferencial: uma parceria com os Jovens Conectados, equipe Nacional de Comunicação Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB.
Logo, o VII Encontro Nacional da Pastoral será realizado junto com o III Seminário para Jovens Comunicadores, rememorando a edição de 2014, que contou com a presença da Equipe de Comunicação para a Juventude.
O evento é pensado para todos os agentes da pastoral da comunicação do Brasil, profissionais e interessados pela área.
As inscrições serão feitas através do site www.pascombrasil.org.br
Fonte: