Cel. Fabriciano, 27 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

15 jan
Imagem:

Dicas de cuidado com as crianças e o mundo da internet

Compartilhar

Num mundo cercado pela internet e pelas redes sociais, fica cada dia mais necessário que pais e educadores acompanhem de perto o modo como as crianças usam as redes e o tempo que elas passam diante de um computador ou smartphone. Algumas dicas podem ajudar nessa tarefa absolutamente necessária para quem quer evitar constrangimentos e violência virtual para seus filhos e netos!

  1. Fomentar o acesso à internet em ambiente partilhado pela família. A utilização de portáteis com wifi em casa facilita que o acesso seja acompanhado de forma descontraída mas controlada.
  2. Crie perfis diferentes para as crianças em páginas com controle parental.
  3. Não deixe que as crianças conheçam as suas passwords (senhas) de abertura e administração do computador.
  4. Apenas se deve permitir a criação de perfis em redes sociais públicas a partir da adolescência, normalmente aos 13 anos, privilegiando sempre a comunicação através de plataformas fechadas com identificação de todos os membros participantes.
  5. Alerte regularmente para os perigos de interação com estranhos nas plataformas de comunicação como skype, facebook, instagram e outras redes sociais, consultando com alguma regularidade os conteúdos que estas apresentam.
  6. Deve-se ensinar que a partilha de informação pessoal e familiar e ainda fotografias e filmes é uma exposição pública a proteger de interesses e utilizações abusivas de terceiros
  7. Prefira a utilização de videogames do que jogos virtuais on-line.
  8. Incentive um diálogo sobre os hábitos digitais e suas vantagens, e tenha sempre o controle dos equipamentos.
  9. Faça pesquisas regulares sobre programas e páginas mais utilizadas nas idades dos seus filhos, incentivando à descoberta dessas ferramentas de acordo com a sua orientação.
  10. Reprima todo o tipo de conduta ilegal como downloads de música, filmes e programas, promovendo um comportamento exemplar onde as regras existem para ser cumpridas.

Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Fonte: