Cel. Fabriciano, 26 de maio de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

01 fev
Imagem: Internet

Apresentação do Senhor: Deus pobre entre os pobres!

Compartilhar

No dia 02 de fevereiro celebramos a festa da Apresentação de Jesus no Templo, quarenta dias depois do natal, conforme o costume judaico. O texto da Apresentação é exclusivo de Lucas (Lc 2,22-40), que aproveita o fato para nos deixar preciosas lições de amor a Deus e aos pobres.

Aliás, pobreza é marca da apresentação no Templo, e com isso Lucas mostra que Jesus veio dos pobres para os pobres. A oferta votiva de José e Maria é um par de rolinhas, a oferta dos pobres, que não podiam custear um bezerro ou um cordeiro. Simeão, idoso senhor, não é sacerdote, senão um cidadão de Jerusalém, que no Templo recebe Jesus e o oferece ao Pai, com isso tirando a mediação sacerdotal que deveria ser obrigatória nessa ocasião. Ana, profetisa, retoma a força das mulheres revolucionárias da bíblia, e anuncia ao seu grupo que o Salvador está presente no meio de nós como um menino.

Na Apresentação Maria e José “entregam” Jesus ao Pai, e na cruz, amarrando essa entrega, Jesus mesmo irá se oferecer por todos nós – “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. É a consumação do amor que acompanhou Jesus durante toda sua vida.

Dia 02 de fevereiro é também dia da vida consagrada, recordando todos os homens e mulheres que, na liberdade, entregam todo o seu ser para o serviço de Deus e dos mais sofredores na Igreja Católica.

Fonte: Padre Evaldo César , CSSR