Cel. Fabriciano, 19 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

17 jul
Imagem: internet

A Galileia em São Marcos: geografia ou teologia?

Compartilhar

Quando nos debruçamos sobre alguns conceitos expressos nos evangelhos, somos surpreendidos por uma largueza de significados que são muito mais profundos do que uma primeira impressão. Um desse conceitos é o sentido da Galileia, que geograficamente refere-se ao norte da Palestina, região mais rural e marcada pela economia que circulava nas cidades e povoados ao redor do Mar da Galileia (que na verdade é um grande lago de água doce!). Vamos olhar a Galileia somente no evangelho de Marcos, e isso já é suficiente para nos trazer muitas e novas informações bíblico-catequéticas.

A Galileia está, em Marcos, em contraste direto com Jerusalém. Ao norte está a Galileia, região rural, a periferia da Palestina, o lugar de gente comum e simples. De outro lado, ao sul, temos a cidade santa Jerusalém, centro do poder e da concentração religiosa e econômica da Palestina, sede dos governos e do Templo. Essa oposição, como se vê, entre norte e sul, assume um sentido muito mais profundo do que apenas o aspecto geográfico – Marcos pretende mostrar dois modos de compreender a mensagem de Jesus.

Logo no início do seu evangelho, Marcos faz questão de afirmar que “naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galileia, e foi batizado por João no Rio Jordão” (Mc 1,9). Com isso, Marcos mostra que a manifestação do amor de Deus em Jesus não parte do centro religioso, mas da periferia do país. Será pelas trilhas e veredas da Galileia, ao redor do Mar da Galileia, que Jesus primeiro irá proclamar “que completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Fazei penitência e crede na Boa-Nova” (Mc 1,15).

A Galileia vai aos poucos acolhendo a Palavra, pois os mais pobres e humildes, que ali vivem isolados e distantes do centro do poder religioso – o Templo de Jerusalém – estão mais abertos à novidade do amor que Jesus apresenta. Na Galileia Jesus vai arrebanhar seus primeiros apóstolos, pescadores simples e humildes. Na Galileia ele vai curar doentes, resgatar oprimidos, dar dignidade aos que estão feridos pelas regras da exclusão religiosa e cultural. O Reino de Deus vai sendo apresentado e acolhidos pelos pequeninos.

Mas será Jerusalém – o centro do poder –  o lugar do enfrentamento final e decisivo com as forças da morte. Jesus não se esquiva de Jerusalém, mas ali, ao contrário do que indica o nome (Jerusalém = cidade da paz), Jesus só vai encontrar resistência, perseguição e morte (Mc 11,18). Nesse centro de poder Ele será julgado, condenado injustamente e crucificado. Dentro dos muros da cidade sagrada, que deveria ser fonte de vida, Jesus só encontra a morte, pois os poderes constituídos não aceitam uma mensagem que possa colocar os pobres e sofredores em um lugar de destaque. O status quo do poder religioso abomina a ideia da partilha e da igualdade.

Por isso, em Marcos, já na Santa Ceia, de modo profético (Mc 14,28), e após a Ressurreição, pelas palavras do jovem que aparece às mulheres (Mc 16,6-7), fica muito claro que o caminho dos seus seguidores deve começar na Galileia. Será na Galileia que o Ressuscitado se fará presente. O caminho que começou na Galileia precisa ser agora refeito pelos que decidem caminhar com Jesus. Quem não parte da Galileia jamais terá coragem de enfrentar Jerusalém! A Galileia é a verdadeira sementeira do discipulado, o local onde começa a caminhada dos que desejam trilhar os caminhos de Jesus Cristo. Quem não parte dos pobres jamais irá entender Jesus. Triste dos que vivem sua vocação à sombra de Jerusalém e se coaduna com os poderes da morte!

Fonte: Pe. Evaldo César de Souza, CSSR

VEJA TAMBÉM