Cel. Fabriciano, 29 de março de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

09 set
Imagem: Internet

A Bíblia foi mesmo escrita por Deus?

Compartilhar

Olá tudo em paz. Essa pergunta carrega um certo tom de ironia com incredulidade. Imagino que você tenha ouvido alguém dizer que a Bíblia foi escrita por Deus e isso a tenha incomodado. Esse incômodo é muito positivo, afinal dizer que a Bíblia foi escrita por Deus tira da Palavra aquilo que ela tem de mais belo – ser a expressão da vivência religiosa de um povo, que descobriu, entre acertos e erros, o amor e a presença de Deus em sua vida. De fato, ao pé da letra, Deus não escreveu nenhuma linha da Bíblia. Como livro, a Bíblia surgiu do trabalho de diversos escribas e escritores ao longo de muitos séculos. A Igreja ensina que esses escritores tinham a inspiração do Espírito Santo, mas nem por isso estavam imunes ao contexto cultural, social e político em que viviam. Ler a Bíblia exige muito amor, discernimento e capacidade de interpretar o que ali está escrito. Quem lê a Palavra de Deus de modo literal e fundamentalista comete um grande erro! Por isso dizemos que temos na Bíblia vários livros, mas somente uma História!

É do conhecimento de todos que a palavra Bíblia significa “conjunto de livros”. Por isso temos também a palavra biblioteca. Nossa Bíblia Sagrada é formada pelo agrupamento de diversos livros, dos mais diversos estilos e gêneros literários. Basta folheá-la e encontraremos poesias, relatos históricos, profecias, salmos, cartas, exortações, enfim, um conjunto riquíssimo de textos coletados ao longo do tempo pela experiência religiosa judaica e cristã. É meio sem sentido ler a Bíblia do começo ao fim com se fosse um romance ou um livro único. O risco é se perder pelo caminho e encontrar muitas contradições entre os textos. O ideal, de você quiser ler a Bíblia, e escolher um livro por vez e debruçar-se sobre ele. Uma dica: tenha com você, ao ler a Bíblia, um livro com os mapas geográficos de Israel, e se possível, algum livro que fale da história de Israel, isto ajudará você a compreender muitas passagens bíblicas.

Mas por que então uma só História? Como vários livros podem contar uma só História? Ora, isso é fácil de entender! Ainda que cada livro da Bíblia tenha sua intenção específica de nos contar algo sobre Deus e sobre os homens, ainda que tenhamos muitos personagens diferentes na Palavra de Deus, ainda que muitas histórias diferentes convivam em suas páginas, tudo na Bíblia nos fala da nossa História da Salvação, que é única e se perpetua ao longo dos tempos. Tudo na Bíblia nos mostra a ação de Deus, que desde a Criação do mundo quer a salvação da humanidade. O momento ápice da História de nossa Salvação foi a ressurreição de Jesus Cristo, Filho Único de Deus, realidade registrada nas páginas dos evangelhos. A vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus coroaram com esplendor a iniciativa amorosa de Deus pelos homens.

Assim, não sejamos simplórios pensando que Deus escreveu a Bíblia. Quem a escreveu foram muitas mãos diferentes, pessoas inspiradas por Deus que ao longo dos séculos foram reunindo histórias que revelavam a presença de Deus no meio do Povo. É isso! Feliz mês da Bíblia para todos!

Fonte: Padre Evaldo César de Souza, C.SS.R

VEJA TAMBÉM