Escolher um caminho e discernir nossa vocação nem sempre é fácil. Muitos desafios podem se apresentar e, muitas vezes, é difícil ter clareza sobre as etapas a percorrer até, efetivamente, se “chegar lá”. Para quem escolhe a vida religiosa não é diferente.
Conheça o caminho vocacional e formativo percorrido pelos Missionários Redentoristas, em oito passos.
1 – Sentir o chamado de Deus para a vida religiosa
O entendimento da vocação acontece através do crescimento pessoal e do amadurecimento como cristão. Isso se dá através da oração constante, da participação na comunidade e da Eucaristia. Estes três pilares são a base para que o jovem possa responder de maneira consciente ao chamado de Deus.
2 – Conhecer sobre os diversos carismas da Igreja
A Igreja Católica é rica em dons e carismas. Muitas congregações, institutos e comunidades estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, cada uma delas com uma história e uma missão diferente. É importante que o jovem pesquise sobre essas famílias religiosas e conheça aquelas que despertam seu interesse de acordo com as áreas de atuação. Discernir é conhecer!
3 – Fazer contato com a Pastoral Vocacional Redentorista
Ao perceber que a Vida Religiosa Redentorista pode ser o seu caminho, é preciso fazer contato com a Pastoral Vocacional para iniciar o acompanhamento vocacional. Neste primeiro contato, são pedidas algumas informações básicas como idade, local de residência e escolaridade. Com estes dados em mãos, a Congregação Redentorista encaminha o jovem para a unidade redentorista mais próxima.
4 – Iniciar o acompanhamento vocacional
Após a análise dos dados, o candidato é convidado a iniciar o acompanhamento vocacional. Esta é uma grande oportunidade para que o vocacionado conheça melhor o carisma e a missão da Congregação Redentorista. Geralmente este processo dura aproximadamente um ano e é feito através de formação via internet e da participação nos encontros vocacionais.
5 – Participar dos encontros vocacionais
Os encontros são fundamentais para a continuidade do processo vocacional. São momentos únicos, em que os jovens têm a chance de conviver com Missionários Redentoristas por alguns dias, partilhando experiências e conhecendo mais de perto a rotina de uma casa de formação. É importante lembrar que ninguém ingressa na Congregação Redentorista sem ter participado dos encontros vocacionais.
6 – Ingressar na formação redentorista
Após o acompanhamento, sendo considerado apto para vivenciar a experiência formativa, o candidato é acolhido em uma casa de formação. É chegado o tão esperado momento de ingressar no seminário. O discernimento vocacional continua durante todo o processo formativo, que dura em média 10 anos.
7 – Assumir a missão redentorista como meta de vida
Todo novo dia é uma nova oportunidade de aprender mais sobre a vida comunitária e sobre a Missão Redentorista. Este é o propósito da caminhada formativa, que auxilia na confirmação da Vocação Redentorista.
8 – Professar os votos de pobreza, castidade, obediência e perseverança
Tendo vivenciado todas as etapas do processo formativo, o jovem consagra-se por meio dos votos evangélicos como Missionário Redentorista. Neste caminho, alguns optam pela vida sacerdotal e outros por serem Irmãos Redentoristas. Todos partilham o mesmo carisma e espiritualidade. A diferença entre estas duas opções é a questão ministerial, o serviço – Sacramento da Ordem – que recebe o sacerdote.
Fonte: A12