Cel. Fabriciano, 30 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

08 jul
Imagem: A12

5 características da Espiritualidade Redentorista

Compartilhar

A Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, no sul da Itália, é um Instituto Religioso e Missionário com algumas características bem específicas e conhecidas em todo o mundo.

Listamos 5 características da Espiritualidade Redentorista que vão fazer você se encantar por esta família religiosa!

1- Continuadores do Redentor

A finalidade da Congregação Redentorista é continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres e abandonados a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: ‘enviou-me para evangelizar os pobres’ (Constituições Redentoristas nº 1).

Isso se dá através das obras sociais, dos meios de comunicação, das Santas Missões e do trabalho em Santuários e Paróquias.

2 – Padres e irmãos na missão

Para realizar sua missão na Igreja e na sociedade, a Congregação Redentorista conta com padres e irmãos que a ela se dedicam de acordo com o ministério próprio de cada um.

Os religiosos vivem em comunidade e trabalham juntos com um mesmo objetivo: evangelizar especialmente aqueles que estão à margem da sociedade, o povo abandonado social e religiosamente.

3 – Encarnação, Paixão e Eucaristia

A Espiritualidade Redentorista está alicerçada na Pessoa de Jesus Cristo: Encarnação (Presépio), Paixão (Cruz) e Eucaristia.

No Presépio, contempla-se o amor de Deus pela humanidade, revelado na fragilidade de uma criança. Na Cruz, Jesus esvazia-se de sai mesmo e, com total liberdade, entrega-se ao Pai, dando a vida para nos salvar. Na Eucaristia, em forma de pão, Jesus se dá por inteiro, como alimento espiritual.

4 – Votos religiosos

Identificação com o Redentor pela profissão dos conselhos evangélicos (votos de pobreza, castidade e obediência).

Realidades da vida do religioso redentorista que se refletem também no desapego, afetividade espiritual através de uma atitude interior e evangelizadora, uniformidade com a vontade de Deus e oração como meio de salvação.

5 – Virgem Maria é modelo

Na Congregação Redentorista Maria Santíssima integra-se no mistério da Copiosa Redenção.

Dentro da Espiritualidade Redentorista, há um espaço muito especial para Maria, a corredentora. Ela é mãe e discípula do seu Filho Jesus. Maria é modelo para todo missionário.

Na vivência desses valores, o Missionário Redentorista experimenta a Copiosa Redenção:

“Junto Dele (Jesus), a redenção é abundante!”

Fonte: A12

VEJA TAMBÉM