A Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, no sul da Itália, é um Instituto Religioso e Missionário com algumas características bem específicas e conhecidas em todo o mundo.
Listamos 5 características da Espiritualidade Redentorista que vão fazer você se encantar por esta família religiosa!
1- Continuadores do Redentor
A finalidade da Congregação Redentorista é continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres e abandonados a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: ‘enviou-me para evangelizar os pobres’ (Constituições Redentoristas nº 1).
Isso se dá através das obras sociais, dos meios de comunicação, das Santas Missões e do trabalho em Santuários e Paróquias.
2 – Padres e irmãos na missão
Para realizar sua missão na Igreja e na sociedade, a Congregação Redentorista conta com padres e irmãos que a ela se dedicam de acordo com o ministério próprio de cada um.
Os religiosos vivem em comunidade e trabalham juntos com um mesmo objetivo: evangelizar especialmente aqueles que estão à margem da sociedade, o povo abandonado social e religiosamente.
3 – Encarnação, Paixão e Eucaristia
A Espiritualidade Redentorista está alicerçada na Pessoa de Jesus Cristo: Encarnação (Presépio), Paixão (Cruz) e Eucaristia.
No Presépio, contempla-se o amor de Deus pela humanidade, revelado na fragilidade de uma criança. Na Cruz, Jesus esvazia-se de sai mesmo e, com total liberdade, entrega-se ao Pai, dando a vida para nos salvar. Na Eucaristia, em forma de pão, Jesus se dá por inteiro, como alimento espiritual.
4 – Votos religiosos
Identificação com o Redentor pela profissão dos conselhos evangélicos (votos de pobreza, castidade e obediência).
Realidades da vida do religioso redentorista que se refletem também no desapego, afetividade espiritual através de uma atitude interior e evangelizadora, uniformidade com a vontade de Deus e oração como meio de salvação.
5 – Virgem Maria é modelo
Na Congregação Redentorista Maria Santíssima integra-se no mistério da Copiosa Redenção.
Dentro da Espiritualidade Redentorista, há um espaço muito especial para Maria, a corredentora. Ela é mãe e discípula do seu Filho Jesus. Maria é modelo para todo missionário.
Na vivência desses valores, o Missionário Redentorista experimenta a Copiosa Redenção:
“Junto Dele (Jesus), a redenção é abundante!”
Fonte: A12