Cel. Fabriciano, 20 de outubro de 2020

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

Teresa Verzeri

É bem verdade que Teresa Verzeri não é uma santa muito popular, uma ilustre quase desconhecida, mas aqui em Coronel Fabriciano a santa italiana, fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, tem um cantinho reservado somente para ela. No alto do bairro da Nova Tijuca, incrustada entre prédios, está a capela da santa fundadora, que desde 2002 é venerada como padroeira da comunidade. Antes de sua independência, a comunidade Santa Teresa Verzeri pertencia ao Bom Jesus.

Foi Padre Barbosa, CSSR., que juntamente com as irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que iniciaram a comunidade. Era tempo de Missões paroquiais, e tempo de criar comunidade de base, que pudessem estar mais perto do povo. Assim, em 2004 uma missa campal deu o primeiro impulso para a construção de uma capela e em 2005 o povo já rezava dentro da capela a ela dedicada. O lote para a igreja foi doação do senhor José Venâncio, mas nomes como o de Vera Lúcia Rosa da Silva, a primeira coordenadora e do Sr. Zezinho, responsável pela construção, devem também ser recordados.

O ideal de ser presença da igreja, nas bases da comunidade, permanece vivo entre os membros dessa comunidade. Apesar do número pequeno de participantes, reina na comunidade a convicção fraterna e compromissada com a fé. No final do mês de outubro, quando celebra sua padroeira, a comunidade reaviva o seu compromisso com Jesus Cristo, e segue sendo retrato de sua padroeira, fazendo o bem a todos que ali procuram alívio espiritual.