Cel. Fabriciano, 20 de outubro de 2020

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

Nossa Senhora do Carmo

No alto do morro, que se ergue no centro de Fabriciano, podemos ver a torre da capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Como todas as comunidades, o Carmo nasceu de visitas e encontros nas casas e com missas no salão dos Vicentinos, até  que em junho de 2003 a comunidade local começou a se reunir na capela que hoje marca a vida do local. Foi padre Barbosa, CSSR., quem adaptou o que era uma pequena escola na atual capela. Entre as lideranças leigas dos inícios podemos destacar D. Gema, D. Gracinha (hoje evangélica), D. Genoveva, Maria Mendes, João Mendes, Sr, João (esposo de D. Gracinha).

A comunidade do Carmo deve também gratidão às irmãs do Colégio Angélica, que não só escolheram a padroeira da comunidade, como eram atuantes no apostolado no alto do morro. Foram elas que doaram a imagem da padroeira que hoje fica na alto da torre a cuidar de todo o morro.

A comunidade de Nossa Senhora do Carmo se orgulha de ser presença da igreja nesse que é hoje um bairro populoso e cheio de desafios. O toque do sino, nas manhãs de domingo, convocando o povo para as missas e celebrações, ecoa em todo centro de Coronel Fabriciano e nos recorda que no alto do Morro do Carmo a fé segue viva atuante, numa história de sonhos e conquistas de algumas décadas.