Cel. Fabriciano, 20 de outubro de 2020

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

Co-Catedral de São Sebastião

A Igreja Matriz de São Sebastião foi inaugurada em 1949 para substituir a antiga capela de Fabriciano que havia desmoronado. É o templo sede de nossa Paróquia, a mais antiga instituição religiosa constituída no Vale do Aço e que desde sua criação, em 1948, é administrada pelos padres da Congregação do Santíssimo Redentor.

Já a Co-Catedral de São Sebastião foi inaugurada em 1993 pelo, então pároco, Padre Élio Athayde. Sua arquitetura foi inspirada em estilo oriental, construída baseando-se em uma tenda descrita em passagem bíblica. É a co-sede da Diocese de Itabira-Fabriciano. A necessidade de uma igreja maior surgiu pelo aumento de participação dos fieis nas santas missas. Por isso, no final da década de 1980, o então pároco, Padre Élio, começou um movimento para angariar fundos para a nova construção. A partir dessas doações a atual Catedral de São Sebastião foi surgindo, sendo oficialmente inaugurada no dia 4 de julho de 1993.

A Co-catedral abriga uma réplica em miniatura da estação ferroviária do Calado (primeiro nome da cidade) e o memorial Dom Lélis Lara, espaço que agrega a memória desse bispo redentorista que marcou a região do Vale do Aço.

Atualmente a co-catedral movimenta a vida religiosa da cidade de Coronel Fabriciano, além de receber, aos fins de semana, muitos católicos de outras cidades que encontram aqui um local privilegiado para fazer as suas orações. Com seus 26 anos de inauguração, o desafio agora é a reforma e restauração do templo, que deve ser feita a partir de 2020.

Em nossa paróquia temos também o Salão Paroquial São José, que foi inaugurado em 26 de setembro de 1959 para abrigar atividades pastorais e sociais da Paróquia de São Sebastião e a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora que teve sua construção concluída em 1942, como parte integrante do conjunto arquitetônico que forma o Hospital Siderúrgica, o primeiro erguido na região. A Igreja Matriz e a Co-catedral formam hoje um único espaço pastoral, sede de da paróquia de São Sebastião.

Festa do(a) Padroeiro(a): 12/11 Endereço: Rua São Sebastião, bairro Santa Helena - Cel. Fabriciano Coordenador(a): Maria Aparecida de Souza