Dia 20 de janeiro, festa de São Sebastião! Eu nasci numa terra protegida pelas bênçãos de São Sebastião, como tantas outras cidades do Brasil. Padroeiro contra fome, guerra e peste, Sebastião encontrou muitos devotos em solo brasileiro, sobretudo entre o povo que trabalha com agricultura e pecuária.
Assim, nascido sobre a bênção de São Sebastião, aprendi a amar este querido mártir que, na fortaleza e determinação, permitiu-se morrer por amor ao Cristo e ao evangelho. Militar, combatente nas legiões romanas, Sebastião enfrentou o grande combate da fé, assumindo os risco de dizer sim ao Cristo diante da força do imperador. Preferiu a vida no Cristo do que as grandezas do império romano. Crivados de flechas ele envia ao mundo setas de amor e de compromisso.
Talvez por isso o povo ame tanto Sebastião. Talvez por isso festas, quermesses, procissões e missas são feitas em sua honra. No centro o Cristo, ao redor dele o testemunho de amor de Sebastião.
Ora, com a alma cheia de amor ao santo padroeiro, mártir São Sebastião, convido você para ouvirmos juntos a música de Zé Geraldo, que faz lembrança do colorido da festa popular em honra ao santo mártir Sebastião.
Tão Bonita
(Zé Geraldo)
O meu coração se agita
pros meados de janeiro
festa de São Sebastião
procissão dos cavaleiros
Meus olhos rogam uma prece
na direção do cruzeiro
procissão cantando na rua
parece cantiga de roda, Rodeiro
No seu cabelo uma fita
o beijo é água de cheiro
que bom te ver tão bonita
na festa do padroeiro
Vem gente de todo lugar
bebeu dessa água já fala em voltar
se reza se canta seus males espanta
sente saudade antes da partida
Zezé puxa o fole com fé
Ioná faz denguim pra Naná
No ano vem eu volto pra te ver
outra vez tão bonita
Fonte: Pe. Evaldo César de Souza, CSSR