Santa Luzia também chamada Santa Lucia ou Santa Luz, é uma santa muito querida por seus devotos pela sua conduta, sua fé e dedicação aos mais necessitados.
Bonita e piedosa por natureza, é considerada como sendo a santa “protetora dos olhos” simbolizando a luz e a janela da alma. Além de ser a padroeira da visão, é considerada também como a protetora dos oftalmologistas.
A origem do seu nome em latim significa “santa portadora da luz” ou aquela que “leva a luz”.
Santa Luzia nasceu na cidade de Siracusa na Itália no ano de 280. Pertencia à uma família rica nobre e cristã, lhe dando desta forma uma boa formação dentro dos princípios cristãos, lhe ensinando o amor a Deus e ao próximo.
Com estes ensinamentos, Santa Luzia se dedicou às causas dos mais necessitados como também a religiosidade e às orações cotidianas, adquirindo o espírito forte de fidelidade aos postulados da igreja e oferecendo os seus dons e virtudes a DEUS.
Sabe-se através da tradição oral que, Santa Luzia, por ser uma cristã fiel, foi perseguida por ser cristã. Sentindo-se indignada , arrancou os seus próprios olhos antes de ser decapitada ficando cega e preferindo esta situação para jamais negar a sua fé em DEUS. Por isto ,ela se tornou uma ”santa protetora dos olhos”.
Seus devotos que a invocam com fervor, buscam nela a esperança para a cegueira e outras doenças dos olhos assim como para obter também um olhar mais sereno e misericordioso sobre as pessoas e a vida.
O seu cotidiano era tão místico, puro e fiel a Deus que até serviu de inspiração para a literatura e a arte. Assim sendo, foi enaltecida pelo escritor Dante Alighieri na obra “A Divina Comédia” que a considerou como tendo o poder da graça iluminadora. Esta ideia se espalhou através do séculos e muitos literários e artistas até os dias de hoje a tem com devota.
No entanto, ela é venerada e festejada no dia 13 de dezembro precisamente doze dias antes do Natal que, para os católicos, significa uma preparação espiritual para iluminar a festa do aniversário do nascimento de Jesus.
Seu corpo está guardado na catedral de Veneza e algumas de suas relíquias estão na igreja de Siracusa na Itália.
Santa Luzia,
-“ Cuide dos nossos olhos. Que eles sejam voltados para a contemplação do belo e do bem.”
-“ Protegei os nossos olhos e conservai a nossa fé”.
– “ Conservai a luz dos nossos olhos, para que possamos ver as belezas da criação.”
– “ Abençoai aqueles que não têm a visão dos olhos, mas tem a luz no coração.”
– “ Que possamos enxergar o amor e a bondade nas pessoas”
– Santa Luzia, protegei os nossos olhos e rogai por nós, AMÉM
Fonte: Maria Helena Franco/Pascom