Cel. Fabriciano, 30 de abril de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

02 set
Imagem: Internet

Como fazer uma boa leitura bíblica?

Compartilhar

Nesse mês de setembro, no qual celebramos de modo especial a Palavra de Deus, que tal aprender a fazer a leitura orante da Bíblia (Lectio Divina)? Para isso, é preciso ter três coisas: uma Bíblia, um lugar tranquilo para você sentar e as luzes do Espírito Santo. Com esses três elementos você poderá mergulhar profundamente na leitura e contemplação da Palavra do Senhor. Então vamos aprender os quatro passos para uma boa leitura orante da Palavra. Vem comigo…

Primeiro Passo:

Ler o texto. Antes mesmo da leitura, fazer uma oração, pedindo o auxílio do Espírito Santo. Ler e reler o texto baixinho ou em voz alta, várias vezes. Escutar o texto (alguém está falando com você). O que o texto diz em si mesmo. Prestar atenção a cada palavra, às ideias, às imagens, personagens. Procurar entender o que o texto está dizendo dentro do contexto no qual ele foi escrito.

Segundo passo:

Meditar. Atualizar a Palavra de Deus: O que o texto me diz hoje? Ruminar o texto: se possível, aprender de cor, pelo menos uma parte do texto, relacionar o texto com a própria vida e com a realidade comunitária e social.

Terceiro Passo:

Oração. O que o texto me faz dizer a Deus? Qual é a minha resposta? Uma palavra, uma frase. É o momento de rezar, suplicar, conversar com Deus, talvez rezar um salmo – uma oração como resposta.

Quarto Passo:

Contemplação. De que modo vou cultivar, saborear em minha vida tudo que apreendi deste texto? O que tocou o meu coração e que me despertou para um novo modo de ser e agir? O que posso fazer de concreto? Concluir com uma oração de gratidão, de louvor a Deus.

Viu como ficou fácil? Devagar você vai aprendendo a retirar da Palavra de Deus muita sabedoria para sua vida. Aproveite seu tempo livre e crie o hábito de rezar junto com a Bíblia. Você vai se surpreender! Deus te abençoe!

Fonte: Padre Evaldo César de Souza, C.SS.R

VEJA TAMBÉM