A Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano contou com participantes na I Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte à cidade de Brumadinho (MG), no último sábado (25). Romeiros e romeiras das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, ao longo da caminhada, fizeram memória das 272 vítimas da tragédia na Mina Córrego do Feijão, ocorrido no dia 25/01/2019.
A concentração aconteceu no letreiro da cidade de Brumadinho. A mística de abertura ficou à cargo dos índios Pataxó, que nos recordaram o clamor da mãe Terra, cantando toda dor e sofrimento causado pela exploração desenfreada.
Em seguida, os romeiros e romeiras se juntaram as famílias das vítimas e lembraram os nomes de todos que morreram no rompimento da barragem. Esse foi o momento de maior comoção. Balões vermelhos foram soltos em memória desses irmãos falecidos. Infelizmente, 11 vítimas ainda não tiveram um enterro digno.
A caminhada terminou no Santuário Nossa Senhora do Rosário, onde aconteceram diversas atividades culturais, almoço e a Missa de encerramento, celebrada por Dom Vicente Ferreira, bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser).
Fonte: dioceseitabira.org.br