Cel. Fabriciano, 20 de outubro de 2020

OUÇA AGORA A RÁDIO EDUCADORA

RÁDIO EDUCADORA

Nossa Senhora Aparecida (Caladinho de Cima)

Em 1981 já se falava pelo bairro do Caladinho de Cima sobre fundar uma comunidade. No ano seguinte, o grupo de reflexão de Dona Arminda começou a visitar as casas. Logo vieram outros grupos, como o do senhor Gilberto e Rafael. Foi dona Arminda que abriu as portas casa para começar ali as turmas de catequese.

Logo a comunidade se sentiu segura em alugar um salão, ali na rua Tamoios, para então reunir os movimentos, como Vicentinos e Apostolado da Oração. Logo começaram a ser rezadas missas nesse salão, a primeira delas feita pelo padre Waldo.

Seu José Rolim, em 1983, doou um terreno para que fosse feita nossa capela, mas era um terreno muito íngreme. Outro terreno foi buscado, e com esforço de todos, e uma ajuda da prefeitura, conseguimos adquirir um lote mais acessível.

Além dos trabalhadores voluntários que se dispunham todos os sábados e domingos na construção, as mulheres também ajudavam levando broas, bolos, biscoitos, café, sucos e chás para o lanche da tarde dos trabalhadores. Todos sem exceção tiveram o mesmo empenho, interesse e a mesma força de vontade. No dia 15 de julho de 1984 acontecia a primeira missa na nova capela!

Dona Agnalda, participante da comunidade, é quem soprou o nome da padroeira. Devota de Aparecida, e fundadora do Apostolado da Oração, ela insistiu muito para que fosse dedicada à padroeira do Brasil aquela comunidade que nascia.

Mais o crescimento da comunidade obrigou a construir um pavimento superior, e o altar foi colocado de costas para a rua. E com a vinda do Pe. José Cláudio, no início de 2010, foi feita uma reforma, aumentando o espaço físico e a estrutura da capela, com a realocação do altar de frente para a rua.

Dos primeiros tempos a comunidade recorda sempre de dona Arminda, D. Inês, Elisabete Clemente, Libânia, Silvia, Madalena, Irani. Era grande a participação do Sr. Jovacir, do Sr. Rafael e Sr. Antônio Clemente que deixaram sua contribuição na construção de nossa capela. Entres os padres, a comunidade Nossa Senhora Aparecida do Caladinho de Cima lembra do Pe. José Augusto, que ajudou no grupo de jovens Caravana da Paz; Pe. Eduardo, que fundou a pastoral da saúde e ajudou o Sr. Rafael na regularização dos documentos da Igreja; Pe. Nelson Antônio, fundador do grupo de casais Nossa Senhora Aparecida; Pe. Macedo, Pe. Zambom e Pe. Élio Ataíde.